A Aegea Saneamento venceu, nesta terça-feira (20), a Concorrência Internacional nº001/2020 promovida pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A licitação tem como objeto a concessão administrativa para a execução de obras de infraestrutura em esgotamento sanitário, melhorias, manutenção e operação dos sistemas para cidade de Cariacica, abrangendo ainda, o tratamento de esgoto proveniente de bairros do município de Viana, também no estado, beneficiando mais de 400 mil pessoas. A estimativa de investimento é de R$ 580 milhões, nos 30 anos de concessão.

A parceria público-privada tem como meta a universalização do sistema de esgoto até o décimo ano de concessão. O índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto atual é de 45%. A Cesan continuará responsável pela captação, tratamento e distribuição da água na região.

“Esta nova concessão reforça o compromisso da Aegea em promover vidas mais dignas e saudáveis, diminuindo o déficit do saneamento no Brasil que afeta milhões de brasileiros que não recebem acesso à coleta e tratamento de esgoto. As cidades de Serra e Vila Velha, também no Espírito Santo, estão em nosso escopo de atendimento com grandes resultados conquistados. Proporcionar o saneamento adequado para mais um importante município do estado, com a Cesan que já é nossa parceira, é um motivo de orgulho para companhia,” afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

Segundo dados de 2018 do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto e 35 milhões não acessam água tratada.

“A empresa acredita e confia no modelo de parceria público-privada, com base em concessões bem sucedidas já existentes. A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado a nossa eficiência operacional e investimentos será fundamental para contribuir para universalização do saneamento nesta região”, completa Casseb.

Com essa nova conquista, a Aegea Saneamento passa a operar em 58 cidades, distribuídas em 12 estados, e a atender mais de 9,3 milhões de pessoas.

A Aegea acredita que parte da solução para levar saneamento para todos os brasileiros passa pela complementaridade e atuação integrada entre o poder público e o setor privado. Com o novo marco regulatório do saneamento iniciativas como esta serão potencializadas, gerando novas oportunidades de investimentos em um ambiente ainda mais seguro.

 

Sobre o leilão

O leilão foi realizado na B3, em São Paulo, e contou com a participação de outras seis empresas. A Aegea ofereceu um desconto de 38,12% com uma tarifa de R$ 0,99 por m³ de esgoto faturado.