Neste mês, o programa Respeito Dá o Tom, da Aegea Saneamento comemora 3 anos de existência. Com o objetivo inicial de promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional aos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos, o programa  conquistou grandes resultados no período e agora possui uma nova meta: espelhar a população negra e indígena em todos os níveis hierárquicos da Aegea, priorizando os cargos de liderança.

“O Respeito Dá o Tom é uma grande conquista em 10 anos de história da Aegea. Atuamos em 12 estados no país e acreditamos que espelhar a representatividade racial brasileira na empresa é promover cenários cada vez mais ricos, onde a variedade de ideias é refletida em um ambiente organizacional onde o respeito, produtividade e desenvolvimento pessoal são pilares de sustentação. Em junho de 2020 de acordo com os dados autodeclarados por parte dos funcionários no sistema de RH temos 62,3% de negros” comemora Josélio Raymundo, diretor regional da Aegea Saneamento e líder do Programa Respeito dá o Tom.

Em três anos, o programa da Aegea construiu uma base sólida em sua estrutura, com três pilares de atuação: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento que resultaram em um ambiente organizacional que não compactua com preconceitos, discriminações, atitudes que comprometem a postura de respeito, tolerância e cordialidade dentro da companhia.

Todos dos colaboradores da Aegea já participaram de alguma ação do Respeito Dá o Tom, reforçando o compromisso da empresa em tratar o tema como um pilar estratégico, de modo responsável e coletivo.

“As ações com os colaboradores são realizadas por diversos canais, iniciativas e por meio da Academia Aegea que é uma plataforma responsável por oferecer treinamentos técnicos e comportamentais aos funcionários da companhia. Também oferecemos todo tipo de suporte aos colaboradores, que podem acionar um dos nossos comitês especializados no programa sempre que necessário,” afirma Beatriz Ferreira, especialista do programa Respeito Dá o Tom.

Desde 2017 foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões no programa, em iniciativas como a contratação de especialistas na temática racial, desenvolvimento de ações internas, canais de denúncia e eventos sobre tema. Hoje a companhia conta com 13 comitês, localizados nas unidades da Aegea de norte a sul que seguem um cronograma de ações mensais locais.