A Aegea Saneamento figura como uma das cinco empresas mais inovadoras do país, na categoria Infraestrutura, na 6ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, promovido pela Strategy& – consultoria estratégica da PwC – e o Jornal Valor Econômico, que avaliou as práticas de inovação de companhias que atuam em diferentes setores.

“Estamos muito felizes com este reconhecimento nacional, que consolida a empresa como agente fundamental na preservação do meio ambiente e otimização dos recursos, não somente por nossos serviços essenciais em saneamento, mas por incorporar e promover o uso da tecnologia em nosso modelo de negócios”, afirma Marco Aurélio Pereira da Silva, gerente de inovação e tecnologia da Aegea Saneamento.

Um dos grandes problemas do setor de saneamento são os índices em perdas de água. Este desafio motivou a Aegea a desenvolver, em 2013, um departamento especializado em eficiência e tecnologia, com uma equipe multidisciplinar de 15 especialistas. Em apenas quatro anos, a empresa reduziu as perdas de água em 71 milhões de metros cúbicos. No Brasil, o prejuízo causado pelo problema é estimado em R$ 10 bilhões por ano, conforme levantamento realizado pelo Valor Inovação.

A Aegea também foi lembrada por seu programa interno Inovae, que reconhece e estimula projetos de colaboradores para melhoria contínua de processos. O programa conta com dois pilares para promover o engajamento interno: o Inovação Aberta, que analisa projetos que para serem iniciados necessitam de investimentos da companhia e, anualmente, o Prêmio Inovação Aegea que reconhece os melhores projetos. Até o momento, mais de 300 pessoas participaram da Iniciativa.

“Na Aegea capacitamos nossos colaboradores e conseguimos o retorno tanto em projetos para melhoria interna, quanto externa, reforçando nosso propósito de levar vidas mais saudáveis e com excelência no atendimento à população,” afirma Klaus Paz, coordenador de inovação da empresa.

Somente em 2020, a Aegea investiu cerca de R$ 50 milhões em tecnologia e inovação com projetos que beneficiam as 57 cidades atendidas pela companhia em 12 estados do Brasil.