Piracicaba é 1ª colocada nos índices de atendimento total de esgoto

O saneamento básico em Piracicaba (SP), Serra e Vila Velha (ES) passou por grande evolução conforme relata o Ranking do Saneamento Básico 2020, desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados. O estudo aborda diversos indicadores de água e esgotos nas 100 maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

As concessionárias Mirante (Piracicaba-SP), Ambiental Serra e Ambiental Vila Velha (ES) são responsáveis pela coleta e tratamento de esgoto nos municípios em questão, por meio de parcerias público-privada (PPP) e contribuíram para o avanço dos índices de qualidade nestas cidades.

Piracicaba é a 1ª colocada nos índices de atendimento total de esgoto, com 100% de cobertura. A cidade de Serra ficou com o índice de 69,32% de atendimento total de esgoto, aumento de 5,4% na cobertura em relação a 2019, Vila Velha atingiu 52,87% aumento de 2,5% na cobertura.

 “Estes resultados confirmam a solidez e sucesso de parcerias público-privado, para atingir a universalização do saneamento básico no Brasil.  A Aegea acredita que o trabalho em conjunto, investimentos e expertise no setor são itens fundamentais para oferecer vidas mais saudáveis e dignas à população”. Afirma Rogério Tavares, vice-presidente de relações institucionais da Aegea.

No Ranking geral, que engloba todos os fatores técnicos, a evolução também é perceptível com Piracicaba sendo a 6ª colocada (8ª colocada em 2019), Serra a 41ª e Vila Velha 66ª (47ª e 72ª, respectivamente em 2019).