Projeto da Aegea Saneamento beneficiou 80 jovens em 4 Estados

 A Aegea Saneamento realizou a primeira edição do Projeto Pioneiros, criado com objetivo de estimular o pensamento inovador de estudantes de ensino médio de escolas públicas em identificar soluções alternativas para problemas de saneamento básico em suas localidades. A ação também promove itens importantes para a formação dos jovens como a reflexão sobre o futuro profissional, fortalece suas competências socioeconômicas e estimula o bom desempenho escolar.

Ao longo de 3 meses de duração do projeto, foram realizadas palestras e atividades em campo com 80 alunos, que moram em regiões atendidas por 4 concessionárias da companhia, localizadas em Teresina (PI), Timon (MA), Piracicaba (SP) e Lagos (RJ).

Na primeira fase do projeto, sob o apoio de tutores das concessionárias, os jovens foram estimulados a desenvolverem ideias visando solucionar um problema específicos de saneamento básico seu bairro. Os projetos apresentados passaram por uma banca examinadora composta por executivos de cada concessionária. Ao final desta fase, os alunos participaram de cerimônias de formatura em cada empresa, com familiares e autoridades presentes. Todos os participantes receberam diplomas de “Pioneiros da Saúde”.

Os três melhores projetos foram selecionados por um comitê de executivos da empresa para concorrer ao Prêmio Inovação – categoria Jovens Pioneiros. As jovens participaram nos dias 11 e 12 de um cronograma especial de atividades em São Paulo. Os projetos que concorrem ao Prêmio Inovação são:

Projeto 3R (Teresina-PI) – Constituído pelas alunas Ruama e Thayná
Projeto de educação ambiental sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha usado, em parceria com uma escola do bairro, e oficinas de sabão ecológico.

Projeto Escola Sustentável (Timon-MA) – Constituído pelas alunas Catarina e Thaisa
Projeto sobre o aproveitamento de água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado para lavagem e jardinagem da escola.

Projeto Caixas d’Água (Cabo Frio-RJ) – Constituído pela aluna Amanda
Projeto de conscientização sobre o consumo e o desperdício de água por meio da troca do óleo de cozinha usados por boias de caixas d’água.

Este último foi o grande vencedor nacional e recebeu um prêmio de R$ 1.000. Todas as jovens finalistas também foram contempladas com premiações locais como laptops e tablets, visitas a museus e à Estação Hack do Facebook (espaço de inovação e empreendedorismo).