A Aegea Saneamento venceu, nesta sexta-feira (29), a disputa pela Parceria Público-Privada (PPP) promovida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
A concessão administrativa permitirá a execução de obras de infraestrutura em esgotamento sanitário, melhorias, manutenção e operação dos sistemas, bem como a realização de programas comerciais em gestão do parque de hidrômetros e a correção de inadequações.
Será a primeira atuação da Aegea no Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas com os nossos serviços. Serão 9 cidades do Rio Grande do Sul atendidas: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, municípios da região metropolitana de Porto Alegre.
O contrato, de 35 anos, prevê elevar a cobertura de esgoto para 87,3%, em até 11 anos e possui estimativa de investimento de R$ 1,8 bi. Será o maior projeto de PPP de saneamento do país.
O leilão foi realizado na B3, bolsa de valores em São Paulo, e contou com a participação de outras duas empresas.
“Parabenizamos a Corsan pela iniciativa. Acreditamos que parcerias como esta são essenciais para evolução do saneamento no Brasil, que ainda possui realidades alarmantes. Para a Aegea é uma satisfação poder contribuir com a universalização do saneamento na região, levando mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população local, afirma Rogério Tavares, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Aegea.