A Aegea é uma das empresas homenageadas com o prêmio Diversidade e Inclusão – mais admirados de 2019, promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD-PR) que aconteceu no dia 11 de outubro, em Curitiba. O reconhecimento é fruto do trabalho que a companhia vem desempenhando com o programa Respeito Dá o Tom, movimento da companhia pela igualdade racial e é fundamentado em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

A premiação faz parte da programação da 1ª edição do “Encontro Sul Brasileiro Gestão da Diversidade & Inclusão” quem tem como objetivo promover discussões que impactam positivamente o ambiente empresarial e a sociedade, além de estimular a troca de experiências concretas sobre práticas de Diversidade & Inclusão.

Entre as várias palestras do encontro, a Aegea foi representada por Josélio Raymundo, Diretor de Executivo da empresa, tratando dos detalhes do programa de diversidade que a empresa implementa desde 2017. Para Josélio, “espelhar a representatividade racial brasileira no dia a dia da empresa é muito mais que uma questão de reparação, é promover ambientes cada vez mais ricos de pensamento e experiências onde a variedade de ideias circulando é refletida em um ambiente organizacional onde o respeito, produtividade e desenvolvimento pessoal e de carreira são pilares de sustentação”.

Atenta às diferenças, a empresa reconhece que existem muitos brasis. Com isso, o objetivo inicial do programa é espelhar a igualdade racial focado em aumentar as oportunidades dedicadas à população negra dentro da empresa nos mais diversos níveis da organização à demografia das 49 cidades onde a Aegea atua.