Principal instrumento do Programa de Integridade é o Código de Conduta, que orienta os profissionais a agirem em conformidade com a legislação do país e com as políticas internas da empresa.

A Aegea Saneamento, investe em comunicação e treinamentos contínuos para orientar os comportamentos de seus administradores e colaboradores e manter um ambiente corporativo cada vez mais ético e transparente.

De janeiro a maio de 2019, 2.421 profissionais passaram pelo treinamento do Programa de Integridade. Para isso, além dos treinamentos presenciais obrigatórios, a companhia também utiliza a plataforma da Academia Aegea para os cursos online, importante para formação continuada, com foco na sustentabilidade da companhia e mais eficiência na sua atuação.

“A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades. Para divulgar e apoiar todas as iniciativas da empresa e de suas concessionárias, estabelecemos um Programa de Compliance que promove uma cultura de integridade com base nos valores e no Código de Conduta da Aegea”, diz Talitha Oliveira Medrado, gerente de Integridade.

Tendo como base os pilares Prevenção, Detecção e Correção, o Programa de Integridade da Aegea oferece treinamento presencial anual na maioria das unidades. A agenda é desenhada de forma temática, a partir das necessidades de cada uma das 45 concessionárias responsáveis pelo saneamento em 49 cidades do país.

Criado em 2012, o Código de Conduta é a principal ferramenta do programa e por isso foi recentemente revisitado e atualizado. É nele que são encontradas as diretrizes e princípios que devem ser observados e adotados por todos os administradores, colaboradores, incluindo as unidades organizacionais e parceiros de negócio da Aegea. O documento congrega as 18 políticas internas criadas para garantir uma postura transparente, tendo como base padrões de governança e compliance internacionalmente reconhecidos. Entre eles estão a política anticorrupção, de proibição de pagamento de facilitação e de doações, contribuições e patrocínio.

“Para assegurar a conformidade e integridade corporativas em todos os seus negócios, a Aegea desenvolveu políticas que sustentam os padrões de comportamento esperados. Todas as nossas políticas e procedimentos exigem que os colaboradores, fornecedores e parceiros atuem de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis ao negócio e às diretrizes internas da companhia”, resume a gerente de Integridade.