Viveiro de mudas
Viveiro de mudas

A Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, mantém um viveiro de mudas na maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade: a ETE Los Angeles. O viveiro tem uma produção de mais de 50 mil mudas de 20 espécies diferentes. Além de realizar o plantio das espécies nas unidades da empresa, a Águas Guariroba faz doações de mudas para algumas instituições e para a comunidade. A empresa participa ainda do Programa Manancial Vivo, que é um programa de restauração do potencial hídrico e do controle da poluição difusa no meio rural através do plantio e manutenção de mudas de árvores nativas. As mudas estão sendo plantadas nas bacias e sub-bacias da APA (Área de Proteção Ambiental) dos córregos Guariroba e Lageado. Assim a concessionária contribui para a preservação dos mananciais e garantia do abastecimento de água para a população.

Para garantir a qualidade das mudas cultivadas no Viveiro da Águas Guariroba, cada planta é mantida em sacos de um quilo, o que garante o pleno desenvolvimento da espécie até que ela seja plantada. No viveiro são cultivadas espécies como: ipês, paineiras, aroeiras, jatobá, guanandi, entre outras nativas do cerrado.

Recanto das Ervas

A Águas Guariroba tem ainda o cultivo de mudas como foco de ações em educação ambiental. Por meio de uma parceria com o Recanto das Ervas, a empresa instalou um novo viveiro na ETE Los Angeles. Este espaço é dedicado ao cultivo de plantas medicinais, ervas e hortaliças e recebe a comunidade do entorno para oficinas que ensinam como fazer o cultivo dessas plantas e utilizá-las na alimentação.

plantio-de-mudas