Uso racional da água
Uso racional da água

Uso racional da água: Dicas para economizar

Tomando banho

Uma ducha de quinze minutos com o registro aberto consome cento e trinta e cinco litros d´água. Com a torneira fechada ao se ensaboar e, reduzindo o tempo de água corrente para cinco minutos, o consumo cai para quarenta e cinco litros.

Escovando os dentes

Escovar os dentes durante cinco minutos com a torneira aberta consome doze litros d´água. Ao escovar os dentes com a torneira fechada e enxaguando a boca com um copo d´água é possível economizar mais de onze litros.

Fazendo a barba

Fazer a barba durante cinco minutos consome cerca de doze litros. Ao se barbear com a torneira fechada, o consumo cai para dois a três litros.

Dando descarga

Uma bacia sanitária que usa descarga com válvula consome a cada seis segundos de dez a quatorze litros d´água. Bacias com caixa economizam de quatro a oito litros a cada descarga.

Lavando a louça

Lavar a louça com a torneira aberta consome durante quinze minutos cerca de cento e dezessete litros. Só em fechar a torneira enquanto ensaboa a louça o consumo cai para vinte litros.

Regando as plantas

Regar as plantas por dez minutos consome cento e oitenta litros. Durante o inverno, regando as plantas dia sim, dia não, diminuímos o consumo para noventa e seis litros d´água.

Lavando a calçada

Lavar a calçada com uma mangueira por quinze minutos consome duzentos e setenta e nove litros d´água. Usar uma vassoura economiza água em 100%.

Protegendo a piscina

Uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e ao vento perde cerca de três mil setecentos e oitenta e cinco litros d´água por mês com a evaporação. Ao utilizar uma cobertura, a perda é reduzida em 90%, chegando a trezentos e setenta e oito litros de evaporação de água por mês.

Lavando o carro

Lavar o carro com uma mangueira por meia hora pode consumir quinhentos e sessenta litros d´água. Lavando o carro uma vez por mês usando um balde reduz o consumo para apenas 40 litros.