Sanear é Viver
Sanear é Viver

A educação é uma das maiores ferramentas de conscientização e transformação da sociedade.  Acreditando nisso, a Águas Guariroba criou, em 2009, o programa “Sanear é Viver”. A ação visa capacitar professores da rede municipal de ensino e incentivar a abordagem de assuntos relacionados ao saneamento básico em sala de aula.

O objetivo do Programa “Sanear é Viver” é, por meio dos educadores, multiplicar conhecimentos sobre a importância dos serviços de água e esgoto para a saúde pública e conservação do meio ambiente. A cada ano, professores de uma disciplina específica participam da ação, que já envolveu todos os docentes de ciências, matemática e língua portuguesa da rede municipal de ensino.

Conhecimento

O programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Após assistirem a uma palestra sobre saneamento básico, os educadores participam de visitas monitoradas, onde conhecem todo o trabalho e tecnologia empregados nos sistemas de água e esgoto de Campo Grande. Fazem parte do roteiro o Centro de Controle Operacional, a estação de tratamento de água Guariroba e a estação de tratamento de esgoto Los Angeles.

 Para incentivar a abordagem do assunto em sala de aula, é lançado entre os professores um concurso para premiar os três melhores planos de aula que aliem o tema saneamento ao conteúdo pedagógico da disciplina trabalhada com os alunos. Os melhores trabalhos são premiados e divulgados no site da Águas Guariroba.

professores-historia-cpacitacao-saneamento