Programa Emissão Limpa
Programa Emissão Limpa

O programa Emissão Limpa é uma ação voluntária que permite a neutralização total ou parcial das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) através de projetos ambientais reconhecidos e certificados. O programa foi lançado na Águas Guariroba  em 2010. O objetivo é neutralizar, por meio do cultivo de árvores nativas, os gases do efeito estufa produzidos nas operações da empresa, pelas estações de tratamento de esgotos, consumo de combustível da frota de veículos, energia elétrica e de papel sulfite.

A primeira etapa do Programa Emissão Limpa é definir os escopos, quantificar, organizar os dados e fazer um inventário das emissões de gases efeito estufa emitidos anualmente.  Na Águas Guariroba, são utilizados os critérios, definições e requisitos apresentados pelo GHG Protocol – A Corporate Accouting and Reporting Standard e na norma ISO 14064-1: Specification with guidance at the organization level for quantification and reporting of greenhouse gas emissions and removals.

Em seguida, é feito o cálculo do número de árvores necessárias para neutralizar as emissões do ano de referência. A capacidade de fixação adotada no processo de neutralização foi estipulada pela fundação SOS Mata Atlântica, na fixação de CO2 em reflorestamento de mata nativa.

Viveiro

As mudas para o plantio são cultivadas no viveiro mantido pela Águas Guariroba na área da estação de tratamento de esgoto Los Angeles. O plantio é feito preferencialmente nas áreas da empresa, como o Parque ETE Los Angeles e as regiões de entorno dos córregos Guariroba e Lageado. Além de plantar, a equipe de meio ambiente da empresa faz a manutenção e monitoramento para garantir o bom desenvolvimento das árvores.

Minimizando a emissão de gases de efeito estufa través do Programa Emissão Limpa, a Águas Guariroba busca contribuir para a conservação do meio ambiente e avança rumo à sustentabilidade empresarial.

emissao-limpa