Água de reúso
Água de reúso

Tanques de reutilização

Utilizando a inovação em favor do meio ambiente e da conservação da água, a Águas Guariroba implantou um projeto “Água de reúso” que é a reutilização da água da lavagem dos filtros em suas duas estações de tratamento de água – a ETA Guariroba e ETA Lajeado.

A ação contribui para a conservação dos córregos, pois evita que toda a água utilizada para lavagem dos filtros, carregada de sedimentos, seja lançada nas galerias pluviais. Ao invés de descartar, a Águas Guariroba reaproveita essa água, que segue para o tanque de reutilização e em seguida é bombeada novamente ao início do processo na estação de tratamento.

O sistema reduz a necessidade de se retirar água da represa para abastecer a cidade.  Outros benefícios são a economia de energia e de produtos químicos utilizados no tratamento.

 Tratamento de lodo

Outra grande inovação implantada pela Águas Guariroba em suas duas estações de tratamento de água é a destinação do lodo gerado no fundo dos decantadores para a rede de esgoto. Desta forma, o resíduo segue para a estação de tratamento de esgoto (ETE) Los Angeles, onde recebe tratamento adequado.

O projeto representou um grande avanço, visto que dar um destino ambientalmente correto a um custo viável para o lodo dos decantadores – resíduo inerente ao processo de tratamento de água do tipo convencional – é um dos grandes desafios para as empresas de saneamento.

torneira