Evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico”, realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), maior referência na atuação em prol da universalização de água e esgoto no país, reuniu prefeitos, gestores públicos e especialistas do setor no dia 17 de setembro em Piracicaba. Em sua quarta edição, foram contempladas na premiação grandes e pequenas cidades que demonstram comprovada evolução no setor e, de forma inédita, três agências reguladoras.

De acordo com Édison Carlos, presidente-executivo do ITB “premiar as iniciativas bem-sucedidas em saneamento básico e reconhecer os avanços das cidades, sejam elas grandes ou pequenas em termos populacionais, e destacar o papel das agências reguladoras correspondem aos compromissos assumidos pelo Trata Brasil”. Dar visibilidade a estas inciativas é um dos objetivos da premiação.

Piracicaba figurou entre os seis munícipios que foram reconhecidos pelos bons índices de cobertura das redes e pela qualidade dos serviços prestados aos usuários. A universalização da coleta e tratamento de esgoto é uma realidade desde 2014. A fórmula desse sucesso tem como um dos seus componentes o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para prestação desse serviço público estabelecido, desde 2012, pela prefeitura e a Mirante, uma empresa do grupo Aegea.

Ricardo Miranda, Diretor Presidente da concessionária Mirante destaca que “as ações realizadas pela parceria público-privada tiveram grande contribuição nos indicadores que Piracicaba possui hoje. Os investimentos, que foram na ordem de R$ 400 milhões num curto período, colocou o município entre as cidades com melhores índices de saneamento do Brasil, contribuindo para a boa qualidade de vida da população”.

Em junho deste ano, a operação de Mirante recebeu premiação por figurar pelo terceiro ano consecutivo no topo do Ranking da Universalização do Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). As duas premiações reconhecem os esforços da companhia em ampliar a cobertura do saneamento básico no Brasil e traduzem, de forma prática, o propósito da Aegea: nossa natureza movimenta a vida.

Share Button

Os comentários estão fechados.