Quando se trata de serviços públicos prestados por empresas privadas, a qualidade da gestão, a transparência financeira das empresas e as políticas de Compliance fazem a diferença. Sendo a primeira empresa de saneamento básico a aderir os 16 pontos do Decreto 8420/15, que dispõe sobre programas de integridade para empresas, a Aegea deu mais um passo importante sobre o tema no início de dezembro, quando recebeu a certificação NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

A ISO37001 utiliza como base aspectos abordados na legislação de combate à corrupção do mundo todo. As empresas certificadas apresentam, portanto, um sistema de gestão comprovadamente capaz de enfrentar os riscos relacionados às práticas de suborno, com padrão reconhecido internacionalmente. A norma brasileira, inclusive, contempla e certifica as empresas que adotam mecanismos de combate às fraudes em licitações de contratos com o poder público.

A Gerência de Integridade, responsável por implementar as medidas que alcançaram a certificação, utiliza como ferramenta palestras, treinamentos presenciais e online, implantação de políticas, além de metas arrojadas para mensurar os avanços. O compromisso com a ética e a integridade por parte dos colaboradores, bem como o endosso da alta liderança da companhia na execução do programa, são também fundamentais para o resultado alcançado.

A certificação ISO 37001 tem validade até dezembro de 2021 e, em 2019 e 2020, passaremos por processos de auditoria para manutenção desta certificação. Ciente do desafio, o Presidente da Aegea, Hamilton Amadeo, ressalta que “a busca pelo aperfeiçoamento dos processos deve ser contínua. As exigências e expectativas da sociedade se atualizam a cada dia e é imprescindível que, sobretudo as companhias que prestem serviços públicos, estejam atentas para antecipar e liderar os processos de mudança e atender satisfatoriamente as
demandas sociais”.