Turmas abertas pela empresa já receberam mais de 13 mil inscrições. A cada edição, 20 novas vagas são ofertadas. Processo completo de capacitação dura dois anos

No Brasil, onde mais de 35 milhões de pessoas não têm acesso a água encanada e cerca de 104 milhões não estão conectadas às redes de esgoto, o mercado de saneamento é promissor do ponto de vista da empregabilidade. Ao mesmo tempo, de acordo com a diretora de RH da Aegea Saneamento, Liriane Celante, temos uma carência de mão de obra qualificada para atuar neste universo. Ou seja, as universidades não oferecem cursos específicos para atuação em saneamento, como uma estação de tratamento de água ou esgoto, por exemplo.

Pensando nisso, a Aegea criou, em maio de 2014, o seu Programa de Trainees. A capacitação, com disciplinas voltadas exclusivamente para o negócio da empresa ofereceu, a cada edição, 20 vagas e tem duração de dois anos. As oportunidades são direcionadas a recém-formados nos mais diversos cursos. Na primeira edição, foram 5 mil inscritos. Na segunda, lançada no ano passado, o número subiu para 8 mil. A responsável pela operacionalização é a Across, empresa de atração, seleção e desenvolvimento de talentos.

Liriane acredita que a maioria dos profissionais que se interessam pela iniciativa estão de olho em uma carreira na empresa. Ela explica que, por conta da ampliação das operações, a demanda por profissionais qualificados tem aumentado. “Tivemos casos de colaboradores que foram transferidos para nossas unidades de negócio já promovidos – como o de profissionais que já concluíram o programa de trainees e atuam como responsáveis em nossas unidades”, acrescentou.

Além disso, ressalta Liriane, hoje em dia os profissionais esperam algo mais que uma boa remuneração, ou um pacote de benefícios atraente, eles buscam uma atividade que precisa vir acompanhada de algum propósito. “E nós oferecemos isso. Nosso trabalho é disponibilizar e tratar a água, melhorar a vida das pessoas. O reflexo disso aparece na melhora dos indicadores socioeconômicos nas cidades onde operamos”, afirma a diretora, que destaca, ainda, a idoneidade e o respeito às regras de compliance. “Numa época em que a sociedade cobra posturas éticas das empresas, essa preocupação da Aegea não deixa de ser um diferencial”.

SAIBA MAIS
Aegea investe em programa de capacitação para consolidar-se como referência na atração de profissionais
Academia Aegea foca no desenvolvimento e capacitação constante de seus profissionais
Aegea cria Gerência de Integridade para fortalecer crescimento sustentável

Share Button

Os comentários estão fechados.