Há 58 anos morando no Parque Analândia, em São João de Meriti, Angélica Castro, ou dona Zelica como é conhecida, vive uma situação adversa: a alegria com a chegada da bisneta Nicole e a tristeza de não poder recebê-la em sua casa, onde criou os dois filhos e viu crescer os três netos. “O meu quintal está cheio de esgoto. O mau cheiro é insuportável! Eu evito lavar roupa e passar pano no chão com medo de usar o tanque e o esgoto voltar. Eu e meu marido temos medo de contrair de novo uma doença por causa do contato com o esgoto, porque já aconteceu uma vez, quando tivemos hepatite. Por isso, também não trago a minha bisneta aqui, o que me deixa muito triste”, conta dona Zelica.

A rede de esgoto que passa em frente à casa onde mora com o marido, o capixaba Manoel Castro, de 67 anos, tinha um trecho quebrado e estava entupida. A falta de manutenção vinha prejudicando a vida dos moradores da rua Diogo Goulart.

Equipes de Águas de Meriti executaram a desobstrução da tubulação, a substituição do trecho quebrado e efetuaram melhorias na rede, como a construção de um PV (Poço de Visita), que vai permitir inspeções na tubulação.

Segundo o Setor de Operações da Concessionária, a maioria dos chamados na Central de Atendimento ao Cliente de Águas de Meriti é para desentupimento de rede, chegando a 76% das requisições somente no primeiro semestre de 2016. O descarte irregular de lixo nas redes de esgoto é a principal causa dos entupimentos. Os agentes retiraram sacolas de lixo, garrafas pet, latas, pedras, madeira e até móveis quebrados.

“O esgoto é o problema número um no Parque Analândia. Tem um córrego que passa aqui, que é uma vala de esgoto a céu aberto. E piora com essa quantidade de lixo, que os próprios moradores jogam. As pessoas têm que se conscientizar e parar de jogar lixo dentro dos bueiros e no valão. Fico muito satisfeito por Águas de Meriti ter vindo resolver esse problema aqui na rua. Isso estava muitos anos sem mexer”, diz seu Manoel.  Agora dona Zelica já faz planos para receber a família em casa e finalmente poder curtir a pequena Nicole.

Share Button

Os comentários estão fechados.