A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, atestou a qualidade da água distribuída na zona urbana de Timon, onde a Águas de Timon atua desde abril de 2015. Essa foi a primeira avaliação desde que o sistema de fornecimento de água tratada passou a ser administrado pela concessionária da Aegea. Segundo o relatório nº 11/2016, a água atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Foram avaliadas as condições técnicas, operacionais e comerciais do sistema de abastecimento, bem como a situação quanto à captação, adução, tratamento e distribuição; considerando a adequação da oferta à demanda; qualidade da água; atividades técnicas operacionais; estado de conservação de instalações e equipamentos e ainda a verificação dos serviços prestados de tratamento da água de consumo humano.

“Após análise da qualidade do SAA (Sistema de Abastecimento de Água) da sede do município de Timon, constatou-se que os resultados das análises físico-químicas, microbiológicas, organolépticas e toxicológicas das águas coletadas na rede de distribuição, no momento da inspeção, atendem aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Portaria MS 2.914/2011”, conclui o órgão em relatório.

A Águas de Timon é uma empresa da Aegea – uma das maiores companhias brasileiras de saneamento do setor privado – atende mais de 3,6 milhões de pessoas em 46 municípios de nove estados brasileiros, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão e Espírito Santo. A empresa, criada em 2010, possui 17% do mercado privado de saneamento básico do Brasil.

Em Timon, a concessionária realiza mais de 3.200 análises mensais de controle e qualidade. “O sistema de abastecimento de água da sede do município vem sendo operado satisfatoriamente, pois tem atendido à população com água em quantidade e qualidade adequadas”, atesta a Vigilância em Saúde Ambiental. A Águas de Timon apresenta relatórios mensais à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados ao Município de Timon (Agert), entidade que fiscaliza os serviços da concessionária.

Share Button

Os comentários estão fechados.