Estação de Tratamento de Água foi inaugurada nesta quarta-feira

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o município de Timon, quarto mais populoso do Maranhão, alcança a universalização do acesso à água tratada aos imóveis regulares da zona urbana. Hoje, a Águas de Timon, empresa da Aegea Saneamento, inaugurou a Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, com 180m³/h de capacidade. Em um ano de atuação, a concessionária investiu mais de R$ 20 milhões nas obras e serviços do programa Timon Saneada 1 – em 30 anos, o montante investido ultrapassará R$ 180 milhões. Tudo isso representa mais saúde e qualidade de vida para os timonenses, que agora contam com água de qualidade.

Os avanços são resultado de uma série de ações promovidas desde que a concessionária assumiu a responsabilidade pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto na área urbana de Timon, há um ano. A Águas de Timon já reformou e modernizou mais de 20 sistemas, substituiu 40 bombas, automatizou mais de 40 painéis elétricos e executou mais de 31 mil metros de novas redes de água, além de ter construído a sede administrativa e a Loja de Atendimento – investimentos que integram o programa Timon Saneada 1.

Agora, a concessionária entrega ao município a Estação de Tratamento de Água que fará a captação do rio Parnaíba. A ETA fica localizada na Vila do Bec, a estrutura pesa mais de 25 toneladas e mede 33m de comprimento e 4m de altura. O empreendimento contempla ainda laboratório, casa química, caixa de areia, tanques de regularização de vazão, leito de secagem e auditório. Moradores e comunidade escolar que tiverem interesse em conhecer a ETA podem agendar visitas junto à área de projetos sociais da concessionária.

“Quando a gente faz as coisas com responsabilidade, dá certo. Estamos diante de uma realidade que se concretiza e que só é possível para quem sonha. E se hoje estamos aqui inaugurando a Estação de Tratamento de Água é graças a seriedade com que a empresa trata os locais onde trabalha e também pela coragem de quem apostou nesse modelo de concessão”, pontuou o prefeito de Timon, Luciano Leitoa. “Coragem, determinação e atitude. Nós não vendemos um sonho. Nós realizamos”, destacou Uilma Resende, presidente da Câmara Municipal de Timon.

“Conseguiremos melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), reduzir a incidência de doenças de veiculação hídrica e internações hospitalares. Temos certeza que cumprimos os preceitos constitucionais da administração e parabenizamos a Águas de Timon pelos avanços”, avaliou o deputado estadual do Maranhão, Rafael Leitoa.

Os imóveis regulares da área urbana de Timon terão acesso universal à água tratada. Isso significa mais saúde e qualidade de vida para a população. Além de aumentar em 30% o volume de água produzido, passando de 1.609 m³/h para 2.149 m³/h, a concessionária implantou o sistema de tratamento da água, que até abril de 2015 era ineficiente.

Em Timon, o sistema de abastecimento de água da área urbana de Timon é composto por 69 poços, com vazão média de 35 m³/h; dois super poços com vazão de 2012 m³/ h; 13 reservatórios e três Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT). Mensalmente são tratados 1.304.955 m³ de água, volume suficiente para encher 20 piscinas olímpicas – cada piscina representa 2.500 m³ e cada metro cúbico equivale a 1.000 litros. O volume aumentará para 1.569.228 M³ com a operação da ETA, quando será iniciada a captação superficial do rio Parnaíba. A quantidade de análises de qualidade da água aumentou de 60 para 434.

A ETA Parnaíba tem capacidade de tratamento de 180 m³/ h. São 180 mil litros de água tratados a cada hora. Foram instaladas duas bombas de 30 cavalos em uma balsa que faz a captação da água bruta do rio Parnaíba. A água chega até a ETA através de uma adutora de 600 m. As fases de tratamento são desarenação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Após o tratamento, a água é recalcada para um reservatório de 2 milhões de litros, para distribuição à população.

 “Há um ano assumimos um grande compromisso com Timon: levar saúde e qualidade de vida aos lares dos moradores da zona urbana do município, abastecendo o timonense com água tratada e de qualidade. Hoje, inauguramos a ETA Parnaíba, um marco para o saneamento e desenvolvimento de Timon. A Águas de Timon é a primeira concessão da Aegea no Nordeste e nos sentimos muito orgulhosos em levar água tratada a 100% dos imóveis regulares da área urbana. Esta é a universalização que nos impulsiona a melhorar a cada dia”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Renato Medicis.

A operação conjunta dos poços e da ETA garantirá que a água tratada chegue aos imóveis com qualidade e regularidade, o que só é possível graças ao trabalho contínuo de mais de 90 colaboradores diretos e 250 indiretos. A empresa mantém relacionamento transparente com a comunidade, realiza reuniões nos bairros e apresenta constantemente suas metas aos poderes legislativo e executivo, além dos órgãos fiscalizadores, como Ministério Público, Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados ao Município de Timon (AGERT).

Esgoto – As obras de esgotamento sanitário de Timon iniciam no segundo semestre de 2017. Em seis anos, 60% do esgoto da área urbana será coletado e tratado. Esta importante etapa do saneamento será universalizada em 11 anos. Com água e esgoto tratados, as melhorias impactam na saúde e qualidade de vida, além de valorizar os imóveis.

Share Button

Os comentários estão fechados.