Jornal dedicado às crianças incentiva o hábito da leitura e leva assuntos da atualidade para escolas de Sorriso (MT)

O Instituto Equipav acaba de dar início a mais uma parceria na cidade de Sorriso (MT). Na manhã de quinta-feira, 13 de agosto, a instituição fez a entrega simbólica de exemplares do Joca – o Jornal da Criança – à Secretaria de Educação e Cultura do município. A publicação é dedicada especialmente ao público infantil e tem a proposta de manter as crianças bem informadas sobre as principais notícias do Brasil e do mundo, além de abordar assuntos de conhecimento geral com linguagem de fácil compreensão.

A partir do mês de agosto, durante o período de um ano, o IE fará a distribuição do jornal para 20 escolas da cidade mato-grossense. No total, serão 120 classes e 7.000 alunos contemplados, além de exemplares extras direcionados às bibliotecas. Juntamente com os jornais, os professores receberão instruções sobre como aplicar em sala de aula os conteúdos contidos em cada edição.

Com a assinatura do Joca, o IE tem o objetivo de promover um hábito incomum entre as crianças: a leitura de jornais. Criado em 2011 e inspirado em publicações infantis existentes em vários países da Europa, nos Estados Unidos, no Japão e na China, o Joca é publicado quinzenalmente com assuntos do dia a dia, ligados ao universo dos alunos. Fotos e infográficos facilitam ainda mais o entendimento das matérias. De acordo com a editora responsável pela publicação, o Joca é considerado o primeiro e único jornal do Brasil voltado à faixa etária de sete a 12 anos.

A gestora de investimentos sociais do Instituto Equipav, Patricia Menezes, destaca a sinergia que a publicação tem com a ideologia da instituição. “Nós acreditamos que a cultura e a educação precisam ser estimuladas desde cedo. Quando facilitamos o acesso à informação e estimulamos a leitura do jornal, desenvolvemos o senso crítico e a capacidade de interpretação das crianças”, avalia Patricia.

A concessionária Águas de Sorriso, ligada à empresa Nascentes do Xingu, também apoia a iniciativa. “A utilização do jornal vai auxiliar tanto os estudantes quanto os professores no processo de ensino e de aprendizagem porque, além de estimular o interesse pela leitura, o Joca também poderá fomentar o conhecimento da temática do meio ambiente, do saneamento básico e de outros assuntos importantes para a concessionária. Consideramos que a área educacional e os docentes são de extrema importância nesse processo de formação e desenvolvimento social dos alunos”, comenta a analista de projetos socioambientais da Nascentes do Xingu, Letícia Sant’Ana.

A diretora-executiva da editora Magia de Ler, Stéphanie Habrich, responsável pelo Joca, lembra que a leitura do jornal permite que os alunos tenham acesso a uma educação contextualizada com os acontecimentos do mundo atual. “Os materiais didáticos convencionais não conseguem se atualizar no compasso das informações que acontecem no Brasil e no mundo, o que pode deixar os alunos à margem das questões da atualidade. O Joca permite trazer o mundo para dentro da escola, pois trata das principais notícias que estão ocorrendo no planeta”, explica.

Para a secretária de Educação de Sorriso, Silvana Perin Faccio, o jornal instiga a curiosidade de crianças e jovens, contribuindo para a formação educacional. “É um instrumento que vem somar no aprendizado dos alunos. Nossa expectativa é que os professores explorem nas salas de aulas os assuntos abordados no jornal”, destaca.

A coordenadora pedagógica Lenide Alves Pereira ressalta que a iniciativa trará resultados positivos. “O jornal é muito interessante, pois conta com uma linguagem exclusivamente elaborada para a faixa etária proposta. Além disso, vai contribuir na formação de cidadãos mais conscientes. Estamos ansiosos para distribuir esse material nas escolas de Sorriso”.

Estiveram presentes na entrega dos primeiros exemplares o gestor operacional da Águas de Sorriso, Marcuz Braz; a analista de serviços sociais da concessionária, Helida Parente, e a supervisora de atendimento Kerly da Silva Rocha, além da secretária de Educação e da coordenadora pedagógica do município.

Share Button

Os comentários estão fechados.