Para levar informações sobre a importância do saneamento básico, a Águas de Buritis, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município, realizou na última quarta-feira (01.07) uma palestra de orientação e capacitação para os agentes comunitários de saúde e endemias e enfermeiros. A atividade foi ministrada pelo engenheiro sanitarista e ambiental da concessionária, Thiago Braz e pela assistência social Letícia Sant’Ana. O encontro contou com a participação de cerca de 100 profissionais e aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Buritis.

A iniciativa é uma parceria da concessionária e a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvida por meio do Programa Afluentes, que visa esclarecer dúvidas sobre os trabalhos que a Águas de Buritis realiza, além de promover a integração com a comunidade. As ações, que serão contínuas no município, também tem o objetivo de criar um canal de comunicação direta com aqueles que são propagadores de informações.

No encontro, os participantes tiraram dúvidas sobre a construção do sistema de abastecimento e conexão à rede de água e aprenderam, entre outros temas, sobre doenças causadas pela falta de saneamento e os perigos da utilização de fontes alternativas, como poços domiciliares. “Em Buritis, muitas pessoas ainda usam poços para o abastecimento, desconhecendo o perigo de consumir água sem o tratamento adequado. Utilizar fontes alternativas, como cacimbas, cisternas ou poços, podem trazer sérios prejuízos à saúde”, explica o engenheiro.

Os agentes comunitários ainda receberam informações de como a limpeza da caixa d’água tem reflexo sobre a saúde das famílias, a importância do papel dos hidrômetros nas residências e que o consumo consciente deve ser uma preocupação constante de todos para a preservação ambiental e a redução no valor das faturas.

Conforme a secretária de Saúde, Josiane da Silva Alves, a iniciativa vai agregar conhecimento e contribuir no trabalho que os agentes realizam com a população. “Essa parceria com a concessionária foi muito produtiva. É importante que os agentes de endemias conheçam os benefícios do sistema de abastecimento no município, para que possamos prevenir doenças de veiculação hídrica e promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, frisa.

O enfermeiro e coordenador do Núcleo de Atenção Básica, Fernando da Silva, que também participou da ação, ressalta que atividade vai refletir positivamente nas ações que os agentes desenvolvem no município. “Nossa intenção é ampliar o projeto para os profissionais que realizam o trabalho de prevenção de doenças, prestando assistência e orientações às famílias em toda a cidade”, ressalta.

Em Buritis, a empresa pretende investir nos próximos mais de R$ 78 milhões no município, voltados para a construção da rede de abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário. Entre as metas, está a implantação de 50% das redes de água e esgoto nos próximos cinco anos. Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Águas de Buritis ligue (69) 3238-2657.

Share Button

Os comentários estão fechados.