Concessionária ministrou palestra, doou camisas e 500 mudas para o projeto Preservando com Atitude, desenvolvido no campus Timon

Alunos e docentes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – campus Timon, que atende cerca de 700 estudantes de cursos técnicos e superiores, participaram no último sábado (20), de ação alusiva ao Dia do Meio Ambiente. Ao longo do mês, os jovens desenvolveram atividades voltadas à conservação dos recursos naturais, que envolveram vídeos, história em quadrinhos, jogos e projetos acadêmicos, que visam à conservação dos recursos naturais. A Água de Timon, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município de Timon, participou como parceira, com palestra sobre uso racional da água, doação de camisas e de 500 mudas para arborização da instituição.

As atividades fazem parte do projeto “Preservando com Atitude”, desenvolvido desde 2011, no campus de Timon do IFMA. “Surgiu da necessidade de fazer um trabalho relacionado à preservação ambiental e para consolidar o valor de conservação do patrimônio. Efetivamente, é um projeto de sucesso, que começa em sala de aula, com diversas atividades, e a culminância é a trilha ecológica e o plantio de mudas”, explica a diretora geral do campus, Jackellyne Leite.

Estudantes do curso técnico em Edificações desenvolveram projetos de trilha ecológica, com proposta de acessibilidade. A turma ganhadora, cuja proposta foi analisada por uma banca examinadora, teve a ideia executada pelos próprios alunos, que também promoveram jardinagem no local.

A Águas de Timon fez doação de 500 mudas de mini ixora, planta que vai compor o projeto de arborização do campus. A empresa doou ainda camisas para o “Preservando com Atitude” e promoveu palestra sobre o uso racional e tratamento da água, ministrada pelo coordenador de operações Gabriel Buim, e pelo supervisor de operações e distribuição, Max Gomes.

“A responsabilidade social e a proximidade com a comunidade são compromissos da Águas de Timon com o município, alinhados à política da Aegea, que preza pelo diálogo e pelo meio ambiente”, destaca o diretor-presidente da Águas de Timon, Renato Medicis.

Sobre a Águas de Timon – A Águas de Timon iniciou a operação no município maranhense de Timon em 30 de abril de 2015. A empresa faz parte do grupo Aegea Saneamento, presente em 38 municípios, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Maranhão; atendendo 3,3 milhões de pessoas.

Desde que assumiu a responsabilidade pelo saneamento básico em Timon, a Águas de Timon desativou o antigo reservatório do SAAE, que tinha mais de 40 anos de operação, melhorando a qualidade da água distribuída à população, sem causar qualquer prejuízo ao abastecimento. A desativação foi possível graças a instalação de duas válvulas de manobra de 250mm.

No Sistema 2, que atende os bairros Santo Antônio, Mangueira, Formosa, São Marcos, Pedro Patrício, São Benedito, Vila Angélica, Vila Osmar, Multirão, Cinturão Verde, Parque Operário, Parque Piauí, Padre Delfino e Perpétuo Socorro, foi controlado um vazamento de 0,5 l/ s, que por mês seria capaz de abastecer 260 casas com água tratada. Neste sistema, o volume distribuído aumentou em 20%, com a substituição de bombas nos dois principais poços.

Os 72 subsistemas serão reformados gradativamente, com melhorias nas casas de química, adequação de painel e sistema de automação. Já foram reformados os subsistemas de São Benedito, São Francisco, Vila Bandeirante, Bela Vista, Vila Angélica, Conjunto Bela Vista e duas áreas do Parque Piauí.

A concessionária aumentou em 300% o número de análises microbiológicas para avaliação da qualidade na rede de distribuição; realizou a limpeza dos reservatórios de maior volume; reparou mais de 170 vazamentos na rede de abastecimento e promoveu a troca das principais bombas de captação de água dos poços.

A Águas de Timon tem como meta, em um ano, universalizar o abastecimento de água tratada a todos os imóveis da zona urbana de Timon. A rede de coleta e tratamento de esgoto em Timon é inexistente. Em até 11 anos, a concessionária vai tratar 100% dos resíduos da zona urbana do município. Isto significa mais saúde e qualidade de vida para a população. Investir em saneamento básico é investir em saúde.

Águas de Timon. Respeito que você merece.

Share Button

Os comentários estão fechados.