O programa de educação ambiental Saúde Nota 10 está percorrendo 24 unidades de ensino de Campo Grande neste ano. A ação é uma iniciativa da concessionária dos serviços de água e esgoto da Capital, a Águas Guariroba, para levar informações sobre saneamento básico e meio ambiente ao público estudantil. Na última semana, as atividades foram concluídas em três escolas municipais: no dia 12, Escola Professor Manoel Inácio de Souza, no bairro Santo Antônio; no dia 14, na Escola Padre José de Anchieta, na Vila Planalto; e por fim nesta sexta-feira, 15, na Escola Nazira Anache, no Jardim Anache.

Em cada escola, a equipe do Saúde Nota 10 realiza palestras, atividades, entrega uma revista educativa e promove concursos de desenho, frase e redação sobre a importância da água e esgoto tratados para o meio ambiente e a saúde. Na conclusão do programa, os autores dos melhores trabalhos são premiados. Quem fica em primeiro lugar leva uma bicicleta para casa. Gabrieli de Oliveira Bruner, de 13 anos, vencedora do concurso de redação na escola Padre José de Anchieta, mostra que entendeu a mensagem. “Eu acho que, se todo mundo se conscientizar, a gente pode gastar menos água e fazer com que esse bem não acabe. Isso vale para todo mundo”, ressalta.

Antes da premiação, toda escola é reunida para assistir à peça teatral “Aventuras no Mundo Encanado”. O espetáculo de bonecos é estrelado o pela capivara Guaribinha e sua turma – formada por animais da fauna sul-mato-grossense. Onça, jacaré, araras, tamanduá e outros bichos falam de maneira divertida sobre a importância da preservação da água. Na opinião da professora Mara Ligia Espinosa dos Santos, do Padre José de Anchieta, o programa estimulou o interesse dos alunos. “O momento da ludicidade, o teatro e a maneira como os temas são abordados faz com a criança absorva mais as informações e venha entender a necessidade de seu papel enquanto pequeno cidadão”, explica.

O Saúde Nota 10 foi bem avaliado pela equipe da Escola Municipal Nazira Anache, onde as atividades foram concluídas nesta sexta-feira (15). Para Andrelina Aniere de Carvalho Ferreira, diretora adjunta, o programa de educação ambiental “é uma forma de falar sobre assuntos sérios, como saneamento e meio ambiente, utilizando uma linguagem apropriada e bastante atrativa tanto para as crianças quanto para os adolescentes”. Na opinião da diretora Guilhermina Antunes Viana Vieira,“a maneira didática com que o assunto é abordado garantiu o empenho dos alunos, que participaram efetivamente da produção dos trabalhos”.

A participação da escola Professor Manoel Inácio de Souza, onde o programa foi encerrado na terça-feira (12), foi marcada pelo entusiasmo dos estudantes. De acordo com a diretora, Maria Edinalva do Nascimento, o desenvolvimento de assuntos relacionados ao saneamento e ao meio ambiente contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes hoje e no futuro. “O que eles aprendem aqui na escola, desenvolvem em casa, na comunidade em que vivem. Quando o espaço educacional inclui o meio ambiente na base da formação, teremos também cidadãos conscientes da importância da água e do esgoto tratados como coisas básicas para melhorar as condições de vida das pessoas”, observa a educadora.

O Programa Saúde Nota 10 é realizado pela Águas Guariroba desde 2006. “Esperamos atingir um público de 15 mil estudantes neste ano. Os jovens e as crianças são capazes de promover mudanças de hábitos na família, transformar o meio onde vivem. Por isso investimos muito em educação ambiental”, destaca Willian Carvalho, gestor de Projetos Sociais da concessionária.

Share Button

Os comentários estão fechados.