Na quarta-feira, 29, a prefeitura de Timon e a concessionária Águas de Timon assinaram oficialmente a Ordem de Serviço para início da gestão do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário na quarta maior cidade maranhense. No evento, que contou com aproximadamente mil pessoas, o prefeito Luciano Leitoa comentou o desafio enfrentado para tomar uma decisão tão importante em benefício da população. “Timon precisava dar esse passo para solucionar a questão da água e do esgoto na cidade. Quando assumi a responsabilidade de ser prefeito, não titubeei em nenhum momento sobre isso. Por uma questão contratual, a Águas de Timon tem que, em até um ano, universalizar o abastecimento de água na cidade e de até 9 anos universalizar o serviço de esgotamento sanitário no município”, afirmou.

Segundo o secretário de planejamento do município, Sebastião Rocha, Timon passou 47 anos dependente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, apesar de o órgão ter oferecido apenas o abastecimento de água. O secretário explanou dados situacionais do órgão que impossibilitaram a permanência da gestão. “O SAAE produz 450l de água por habitante, diariamente, no entanto, a água não chega para os timonenses, porque o desperdício de água chega a 70%”, ressaltou. Outro compromisso da concessionária é o de diminuir o índice de perdas para 30% em até 11 anos de gestão.

Ao longo do Contrato de Concessão de 30 anos, serão investidos mais de 180 milhões. Renato Medicis, diretor-presidente da Águas de Timon, comentou sobre os benefícios trazidos pela parceria e ressaltou a responsabilidade que a empresa assume a partir de agora para levar água tratada e de qualidade às casas das pessoas e iniciar um amplo processo que visa universalizar a coleta e o tratamento do esgoto no município.

É a primeira vez que a AEGEA está à frente de uma concessão no Nordeste.  O grupo atua agora em 38 municípios, em oito estados do Brasil, atendendo mais de 3 milhões de pessoas. Com os investimentos previstos para Timon, a cidade será abastecida com água potável, coleta e tratamento de esgoto. Para isso, a concessionária lançará o programa Timon Saneada em que serão reunidos projetos e ações voltados à comunidade, além de ser implantados os programas Afluentes (programa de integração com as lideranças comunitárias) e o programa Saúde Nota 10 que tem o objetivo de conscientizar estudantes sobre a conservação do meio ambiente e torná-los multiplicadores desse conhecimento.

Share Button

Os comentários estão fechados.