Para preservar áreas de nascentes dos córregos produtores de água para Campo Grande, a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário na Capital, doou 500 mudas de árvores nativas do cerrado para serem plantadas às margens do córrego Lageadinho. O plantio foi realizado em uma área de 26 hectares da Estância Mineira, propriedade que está integralmente inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lageado.

Jesus de Oliveira Sobrinho, proprietário da estância, destaca que o plantio de mudas nativas do cerrado contribui para a preservação das nascentes. “Uma propriedade sem água e sem árvore não tem valor algum. Essa parceria com a Águas Guariroba é importantíssima para ajudar a conservar as nascentes disponibilizando variedades de espécies difíceis de encontrar”, comenta.

O gestor de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, explica que a concessionária mantém na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles, a maior de Campo Grande, um viveiro de mudas que tem como principal objetivo a recuperação e preservação de áreas de nascentes. “Com o plantio nessas áreas atuamos em duas vertentes: a primeira é produzir água através da proteção das nascentes e a outra é manter a qualidade dos córregos”, apontou o gestor.

Na ação, foram doadas espécies de ipês amarelo e branco, aroeira, jatobá, bálsamo, entre outras nativas do cerrado. Em um plantio realizado em 2014, cerca de mil mudas já haviam sido doadas e plantadas na Estância Mineira.

Share Button

Os comentários estão fechados.