Com palestras e visita monitorada à Águas Guariroba, professores de história da rede municipal de ensino estão participando de uma capacitação sobre saneamento básico por meio do Programa Sanear é Viver. A ação, que começou hoje (09) e acontece também na quinta-feira (11), está em sua quarta edição e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é levar informações sobre saneamento, saúde e meio ambiente para os educadores, que recebem o desafio de criar um plano de aula envolvendo o tema.

Para o professor Paulo Ricardo Paulino, a atividade proposta é bastante positiva porque possibilita aos alunos discutirem história relacionando com temas atuais e que fazem parte do dia a dia de todos. “Ao longo da história, podemos observar que as civilizações se desenvolveram próximas aos rios. Então tudo é ligado à água, por isso é tão importante preservarmos este recurso, observando a relação que temos com ela desde o início dos tempos até verificarmos os problemas que algumas cidades já vêm enfrentando, como a escassez”, avaliou.

O gestor de projetos sociais da Águas Guariroba e responsável pelo Programa Sanear é Viver, Willian Carvalho, explica que a ação estimula os professores a desenvolverem ideias que levem o assunto saneamento para os alunos. “Assim, nós fomentamos o debate dentro de sala de aula sobre água tratada, esgoto coletado e tratado e meio ambiente”, destacou.

Nos anos anteriores o foco do programa foram professores de matemática, língua portuguesa e geografia. De 2009 a 2013, 704 profissionais de ensino foram capacitados pelo Sanear é Viver.

Nas palestras, os educadores conheceram mais sobre doenças de veiculação hídrica e como funcionam os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto da Capital. Também foram abordados assuntos relacionados à importância das boas práticas em saneamento, uso consciente da água, entre outros temas ligados à saúde e meio ambiente.

Os professores conheceram o Centro de Controle Operacional, de onde são gerenciados remotamente os sistemas de água e esgoto. Na maior estação de tratamento de água da cidade – ETA Guariroba, eles viram de perto todos os cuidados para garantir que a água que chega à cidade seja potável, dentro das especificações da portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.

Share Button

Os comentários estão fechados.