Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o Instituto Equipav fez o lançamento do curta-metragem “A Invasão dos Zumbolhas” na internet, uma animação em 2D que promete encantar e, ao mesmo tempo, conscientizar o público sobre os cuidados com a água e a preservação dos recursos hídricos. O projeto foi desenvolvido pela produtora Nimboo’s, através do Proac (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo. A Aegea é patrocinadora do vídeo, juntamente com o Grupo Equipav e MWV.

A animação está disponível no YouTube e pode ser assistida pelo endereço http://youtu.be/BMfX57T6gck. A personagem principal é Marigota, uma jovem e antenada gotinha d’água moradora da cidade submersa de Aguápolis, que embarca em uma aventura para salvar a cidade e a população que nela vive – os Gotonautas – da ameaça trazida pelos Zumbolhas, pequenas e contaminadas criaturas que espalham sujeira e poluição por onde passam.

Dessa maneira divertida, com linguagem e visual agradáveis, o curta busca um diálogo direto com o público, principalmente com crianças e adolescentes em idade escolar, de quatro a 12 anos. O objetivo é que o vídeo possa servir como complemento para atividades educativas em escolas, creches e projetos sociais, despertando a atenção do público para a necessidade de conservar o meio ambiente e os recursos naturais do planeta.

Além da produtora Nimboo’s, participaram da criação do curta a especialista em responsabilidade social Norma Fernandes e a agência de marketing cultural 3 Apitos. O projeto começou a ser desenvolvido em meados de 2012, mas a fase de produção teve início efetivamente neste ano. O roteiro foi finalizado no último mês de abril e, em seguida, as animações em 2D começaram a ser produzidas. Pelo menos 25 profissionais estiveram envolvidos em todo o processo de criação.

Foram desenvolvidos cerca de 20 cenários diferentes para a história e cinco personagens centrais: Marigota, Gotonaldo (pai da Marigota), Dona Gotosa (mãe da Marigota), o prefeito de Aguápolis e os vilões Zumbolhas. Além deles, diversos Gotonautas, moradores de Aguápolis, também foram criados pelos ilustradores e designers da produtora.

Sobre o Instituto Equipav

O Instituto Equipav é o braço social do Grupo Equipav e Aegea, responsável por destinar e monitorar os investimentos da companhia em projetos e ações socioambientais em várias cidades brasileiras.

A instituição não tem fins lucrativos e, atualmente, realiza e apoia dezenas de ações nas áreas social, ambiental, de educação e cultura nas comunidades abrangidas pelas empresas do grupo. Em seu primeiro ano de atuação, o Instituto Equipav destinou R$ 778 mil para diversas iniciativas. Em 2014, está previsto o direcionamento de 1,5 milhão em ações socioambientais. Mais de 20 projetos e ações já foram realizadas ou apoiadas pela instituição.

“Em um ano, demos nossos primeiros passos e tivemos desafios: encontrar bons projetos, aptos a receber nosso apoio, iniciativas que se enquadrassem com a missão do instituto. Acompanhamos cada um deles de perto, para ter a certeza de que todos os programas estavam sendo levados às comunidades da melhor forma possível, gerando conhecimento e qualidade de vida para milhares de pessoas em diversas cidades do Brasil”, ressalta o presidente Carlos Henrique Paganetto Roma Junior.

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