Conscientizar estudantes sobre a importância do saneamento e a preservação da natureza: são o foco do Programa Saúde Nota 10 de Responsabilidade Socioambiental da Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto da Região dos Lagos – que retoma o calendário das atividades nas escolas municipais neste segundo semestre. A primeira unidade a atendida foi a Escola Municipal Paulino Pinto Pinheiro Filho, no bairro Pedreira, em Iguaba Grande, nesta segunda-feira (11/08). Até o fim deste ano, outras 8 escolas municipais nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo (incluindo Monte Alto/Figueira), Cabo Frio (incluindo o Distrito de Tamoios), Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia serão atendidas pelo Programa.

Segundo a diretora da Escola Municipal de Iguaba Grande, Marcia dos Santos Barreto Romão , o Programa Saúde Nota 10 é um grande aliado para o aprendizado das crianças. “O conteúdo das palestras auxilia as atividades pedagógicas porque aborda, com harmonia, temas importantes, como a preservação do meio ambiente e estimula a consumo consciente da água”, avaliou.

Em sala de aula, são passadas informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano, o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental, além dos benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente.

Além das palestras, os estudantes ganham uma cartilha como ferramenta para fixar as informações sobre as etapas do processo de tratamento da água e do esgoto realizadas nas estações da Prolagos. Fechando as atividades, os alunos demonstram o conhecimento sobre a temática por meio de um concurso de redação ou desenho. Os autores dos trabalhos mais criativos são premiados numa cerimônia festiva, momento mais descontraído, em que todos os alunos têm a oportunidade de assistir à peça teatral “Aventuras no Mundo Encanado”. O espetáculo tem como personagem principal o polvo mascote da concessionária, Prolaguito, que já virou o super-herói da garotada.

No primeiro semestre, o projeto passou por cinco escolas e já beneficiou mais de sete mil alunos com o ciclo de atividades educativas. O resultado positivo deste período demonstra o sucesso do projeto que aborda, de forma didática e divertida, conceitos de saneamento e sustentabilidade. Até dezembro a expectativa é beneficiar outros 10 mil estudantes das escolas da região.

Desde 2012, o programa Saúde Nota 10 já passou por 23 escolas dos cinco municípios da área de concessão da Prolagos, beneficiando quase 20 mil crianças.

Share Button

Os comentários estão fechados.