Obra é responsável por elevar o índice de tratamento de esgoto no município

Piracicaba passou a se uma das poucas cidades de seu porte no Brasil a ter uma cobertura tão ampla para a coleta e tratamento de esgoto devido ao início da operação, em 27 dezembro de 2013, da nova Estação de Tratamento de Esgoto “Bela Vista”, localizada no bairro de Santa Teresinha. A cerimônia de inauguração oficial da ETE acontecerá na amanhã, 25 de abril, às 10h30, na própria estação (Mapa Anexo). Estarão presentes o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato; o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo; o presidente da Águas do Mirante, José Benedito da Silva Braga Filho; diretoria da Aegea, holding do Grupo Equipav responsável pelo controle das empresas de saneamento do Grupo, vereadores, secretários e empresários, representante de instituições financeiras, fornecedores e parceiros desta obra. Durante o evento está prevista a apresentação de um vídeo tour sobre o sistema operacional da estação, discurso das autoridades, descerramento de placa inaugural e apresentação do Coral da SEMDES – CANTE OUTRA VEZ. Além disso, será também lançado o Programa Piracicaba Rede 100%, uma parceria entre a Águas do Mirante, Prefeitura Municipal e Semae, que reforça o compromisso da Águas do Mirante com a qualidade de vida da população piracicabana e com o meio ambiente.

Instalada em um terreno com área total de 42 mil metros quadrados e parte de um pacote de obras que envolve o sistema Bela Vista no valor de R$ 90 milhões, o objetivo da ETE Bela Vista é atender toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba, exceto de Santa Rosa, Água Santa e Capim Fino, que são direcionados à ETE Capim Fino. Atualmente, a capacidade de atendimento da ETE Bela Vista é de 110 mil habitantes, sendo esta unidade operacional responsável por tratar cerca de 20 milhões de litros de esgoto por dia antes lançados in natura no rio Piracicaba. “Com este investimento, a meta da Águas do Mirante de atingir a universalização da coleta e tratamento de esgoto no município de Piracicaba está bem mais próxima”, comemora o presidente José Benedito da Silva Braga Filho.

“Em breve, Piracicaba estará em outro patamar, com a construção das estações de Anhumas e Ártemis seremos destaque nacional, pois poucas cidades universalizaram o tratamento de esgoto, vamos comemorar uma condição rara no Brasil, com 100% do esgoto tratado. A conquista é resultado de um extenso trabalho iniciado em 2007, na administração do prefeito Barjas Negri, e que agora tem o apoio do prefeito Gabriel Ferrato”, destacou Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae.

Informações técnicas ETE Bela Vista

Com vazão média de esgoto de 230 litros por segundo, a ETE Bela Vista opera exclusivamente pelo sistema aeróbio, sem produção do gás sulfídrico (H2S), mesmo conceito utilizado na ETE Ponte do Caixão. Sua estrutura compreende tanques de aeração, decantadores secundários, prédio de desidratação de lodo, tanque de contato para desinfecção do efluente, prédio administrativo, laboratório para análise físico-química e biológica, casa de sopradores, sala de geradores, oficina e vestiário.

Sobre o Programa Piracicaba Rede 100%

Em parceria com a Prefeitura Municipal e o Semae, o Programa Piracicaba Rede 100% aborda os investimentos e esforços no sistema de esgotamento sanitário com o objetivo de elevar o índice de tratamento de esgoto e devolvendo-o limpo à natureza, preservando assim o rio Piracicaba. Isso significa mais saúde, qualidade de vida e mais respeito ao nosso rio. Interceptores, estações elevatórias de esgoto, estações de tratamento de esgoto, linhas de recalque, ampliação da rede coletora de esgoto são alguns dos investimentos realizados no município em benefício a mais de 180 mil habitantes.

“Piracicaba foi um dos primeiros municípios a implantar um sistema de coleta de esgoto e agora, no ano em que o SEMAE completa 45 anos, ganhará destaque nacional ao alcançar a universalização do tratamento do esgoto. É um orgulho para nós, fazer parte dessa história de preservação do rio Piracicaba e da qualidade de vida da população”, comemora José Benedito da Silva Braga Filho, presidente da Águas do Mirante.

As obras que integram o Programa Piracicaba Rede 100% são:

  • Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista: principal obra para atingir a universalização.
  • Implantação de 22 quilômetros de interceptores e coletores à margem direita e também à margem esquerda do rio Piracicaba
  • Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Ártemis
  • Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas
  • Construção de 15 Estações Elevatórias de Esgoto
  • Ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Piracicamirim e Capim Fino

O Programa Piracicaba Rede 100% vai além da execução de obras no sistema de esgotamento sanitário do município. Tendo em vista a interferências necessárias para a realização das obras a empresa desenvolveu um extenso programa de ações junto à comunidade local. As atividades, previstas para iniciarem a partir do segundo semestre de 2014 foram programadas para diversos públicos. “Estamos programando várias atividades como, por exemplo, concurso de fotografia, oficinas de teatro, arrastão ecológico, ciclo de palestras, cursos para cultivo de hortaliças, empreendedorismo entre outras ações que envolvem inclusive professores e lideranças comunitárias”, afirma o presidente da Águas do Mirante.

Share Button

Os comentários estão fechados.