Em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo sábado (22/03), a Nascentes do Xingu iniciou as atividades do programa de educação socioambiental Saúde Nota 10 em Mato Grosso. A iniciativa será desenvolvida em escolas da rede municipal de ensino de Primavera do Leste, Campo Verde e Sorriso.

Criado para conscientizar as novas gerações sobre a importância do tratamento da água e dos esgotos, o Saúde Nota 10 levará palestras, uma peça de teatro e um concurso cultural, que premiará os alunos que produzirem os melhores desenhos, frases e redações sobre o tema “Água e Esgotos Tratados: Saúde para todos”. Os vencedores ganharão prêmios e terão o trabalho publicado em jornais da cidade onde moram.

Em Primavera do Leste, as escolas municipais Nossa Senhora Aparecida, Novo Horizonte e São José já foram visitadas e, conforme a assistente social do projeto, Leila Sá Fortes, a receptividade dos alunos e professores é animadora. “Demos início ao Saúde Nota 10 com apresentações sobre os cuidados que devemos ter com os sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário, já que o saneamento básico é uma condição para garantir mais saúde a população, e vamos dar continuidade nos próximos meses com a realização de atividades lúdicas, a fim de sensibilizar ainda mais crianças e adolescentes”, enfatiza.

Mais duas escolas primaverenses, Mauro Weis e 13 de Maio, receberão as palestras ainda nesta semana e, na próxima, será a vez dos estudantes da rede pública de Campo Verde.

A Nascentes do Xingu administra 18 concessionárias de água e esgotos em Mato Grosso, entre elas a Águas de Primavera do Leste, Águas de Campo Verde e Águas de Sorriso. O programa Saúde Nota 10 faz parte das ações de responsabilidade social e ambiental da empresa e, ainda em 2014, será estendido aos municípios de Pedra Preta, Poconé, Peixoto de Azevedo, Cláudia, Jauru, Marcelândia e Porto Esperidião.

“A data escolhida para dar início ao projeto não poderia ser mais propícia. Celebrado desde 1993, o Dia Mundial da Água lembra a população da necessidade de se consumir racionalmente o recurso já que ele tem se tornado escasso”, destaca José Ailton Rodrigues, diretor-executivo da empresa, após afirmar que o Saúde Nota 10 alerta, ensina e sensibiliza para a necessidade urgente da mudança de hábitos.

Share Button

Os comentários estão fechados.