A diretoria da Emasa – Empresa Matogrossense de Água e Saneamento –  lançou na última sexta-feira, 27/09, em parceria com a secretaria municipal de educação, o Programa Saúde Nota 10. A apresentação do programa foi feita no Auditório da Prefeitura de Barra do Garças para diretores e coordenadores da rede pública de ensino, bem como representantes do conselho municipal de educação.

O programa levará noções de saúde e qualidade de vida para as escolas de Barra do Garças. O trabalho visa conscientizar os estudantes sobre os benefícios do esgoto tratado para a saúde, meio ambiente e qualidade de vida. Os alunos também receberão informações sobre a importância da água tratada para consumo humano e aprenderão sobre o papel de cada um para a conservação dos recursos hídricos, através do uso racional da água no dia a dia.

As ações do Programa Saúde Nota 10 incluem palestras em salas de aula, atividades direcionadas e concursos de desenho (primeiro ao terceiro ano), frase (do quarto ao sexto ano) e redação (do sétimo ao nono ano e ensino médio) sobre o tema “Água e Esgoto Tratados: Saúde para todos”. O objetivo é estimular as crianças e adolescentes a buscarem informações e produzirem trabalhos sobre o assunto saneamento. Os três primeiros colocados ganharão bicicletas, mochilas, camisetas e bonés.

Cada estudante receberá ainda a revista “Botinho e o Mundo Encanado”, desenvolvida pela concessionária especialmente para o trabalho de educação ambiental a ser realizado nas escolas.  O Botinho é o mascote da concessionária e personagem principal da revista. Através da historinha e das ilustrações, ele leva o leitor a uma viagem pelo “mundo encanado”, percorrendo o caminho da água pela captação, tratamento, distribuição às residências e, por fim, coleta e tratamento do esgoto.

Durante o evento, foi lançado também um concurso para a escolha do novo nome para a empresa de água e esgoto. “Barra do Garças passa por um novo momento no saneamento, com ações e investimentos que vão fazer uma verdadeira revolução na saúde e no meio ambiente da nossa cidade. Queremos criar um nome que marque essa nova fase e que tenha identidade com a população e com a cidade” – afirma o diretor da concessionária Marcos Koller. O nome será escolhido pelos alunos da rede municipal de ensino e divulgado no dia 11 de outubro, durante as comemorações da Prefeitura pelo Dia das Crianças. A Emasa faz parte da Aegea, holding de saneamento do Grupo Equipav.

Para a secretária municipal de educação Fátima da Silva Rezende, o programa de educação ambiental Saúde Nota 10 é muito bem vindo e será um grande reforço para os professores em sala de aula. “Os estudantes terão oportunidade de aprender noções importantes sobre o esgoto, a água e o uso racional” – ressalta a secretária.

Share Button

Os comentários estão fechados.